Atualmente, as pessoas com VIH que fazem um tratamento antirretroviral para a infeção têm uma esperança de vida semelhante à das pessoas que vivem sem o vírus12. Quando comparada à realidade de há décadas atrás, viver com VIH é hoje uma realidade diferente e que mudou consideravelmente para melhor – ainda que ter VIH e viver com qualidade de vida permaneça, muitas vezes, desvalorizado.
Em boa verdade, sabemos que não basta sobreviver (seja qual for o nosso estado de saúde) – é preciso explorar o potencial de cada um, para que todos possamos viver a vida em pleno: nos relacionamentos, no apoio à saúde mental e no combate ao estigma e ao preconceito.
“Moving Fourth” pretende ajudá-lo a identificar e abordar o que é mais importante para si, para que possa viver a vida que merece.
Desde 2014, o mundo tem unido esforços em direção às três metas “90” da Organização Mundial da Saúde:* 90% dos doentes diagnosticados, 90% dos doentes a fazer medicação antirretroviral e 90% dos doentes com carga viral indetetável.3 Ainda assim, nenhum destes objetivos incide na qualidade de vida daqueles que vivem com VIH. Essa constatação levou à proposta de uma quarta meta: 90% dos doentes com uma carga viral indetetável devem ter uma boa qualidade de vida.4
Com esta quarta meta em mente, desenvolvemos a iniciativa “Moving Fourth”, focando a melhoria da qualidade de vida dos doentes com VIH e procurando ajudar cada um a atingir as metas de saúde que são mais importantes para si.
A base desta iniciativa é o guia Metas de Saúde para Mim. Esta importante ferramenta foi criada para apoiar doentes e profissionais de saúde na criação de planos de cuidados de saúde individualizados. É uma abordagem de três etapas que o pode ajudar a alcançar uma vida mais saudável, mesmo vivendo com VIH.
Saiba mais sobre o Comité de Direção “Moving Fourth” (Steering Committee) e como alcançar uma vida mais saudável com o VIH.
*Depois do lançamento do guia Metas de Saúde para Mim, a ONUSIDA anunciou a meta “95-95-95” para combater a epidemia associada ao vírus da SIDA. Apesar desta atualização, o Comité de Direção do “Moving Fourth” mantém a sua convicção de que a melhoria da qualidade de vida continua a ser um objetivo fundamental para os doentes viverem uma vida mais saudável. Nesse sentido, o guia Metas de Saúde para Mim continua a ser uma importante ferramenta na luta contra o VIH/SIDA.