Se tiver pouco tempo, consulte esta secção para ver as perguntas mais frequentes sobre a artrite psoriática. Se quiser aprofundar qualquer um dos tópicos, basta clicar nas ligações para ir para outras partes desta página da internet.
A artrite psoriática [pronuncia-se ar-tri-te psu-ri-á-ti-ca], também conhecida como PsA, é uma doença inflamatória crónica, ou prolongada, mediada pelo sistema imunitário que afeta as articulações.1 Quer saber mais?
A artrite psoriática pode tornar algumas pessoas introvertidas e inibidas2, mas pode ser melhor ser aberto(a) e sincero(a) com outras pessoas sobre a doença.
A artrite psoriática pode afetá-lo(a) física e mentalmente.32 Além de causar cansaço, dor, rigidez (especialmente de manhã) e inchaço, pode ser difícil dormir e poderá notar alterações nas unhas ou mesmo vermelhidão e dor nos olhos.2 Também é comum para as pessoas com artrite psoriática sentirem-se deprimidas.4
A artrite psoriática é uma condição a longo prazo, sem cura, mas isso não significa que terá sempre sintomas ou que irá sentir-se sempre doente.15 A experiência de cada pessoa é diferente e poderá perceber que os seus sintomas estão melhores por vezes ou podem mesmo desaparecer durante algum tempos.6
Em conjunto com o seu profissional de saúde irão decidir o tratamento mais adequado para si, mas os principais utilizados para tratar a artrite psoriática são a terapia sistémica (comprimidos ou injeções que dispersam o medicamento por todo o corpo) e terapia biológica (injeções subcutâneas ou perfusões de proteína).789
Tem duas vezes mais probabilidades de sofrer de depressão se tiver artrite psoriática do que se tiver apenas psoríase.4
A artrite psoriática poderá afetar as suas articulações e a sua autoestima e isto por sua vez pode afetar a sua vida romântica.10 Se tiver receios porque os seus sintomas não estão a melhorar ou se se sentir demasiado infeliz para se aproximar de alguém, fale com o seu médico.11 Reunimos algumas dicas úteis para ter a conversar.
Poderá ter apenas 10 minutos para falar com o médico, por isso, utilize-os de forma sensata. Pode ajudar criar uma lista de prioridades sobre as quais quer falar, assim se ficar sem tempo sabe que falou sobre os tópicos mais importantes.
Pode ser complicado ver como as coisas mudam ao longo do tempo se não mantiver um registo. Experimente a nossa folha de rastreio para registar o seu progresso todas as semanas e partilhe os resultados com o seu médico na consulta seguinte.
Seja sincero(a) com o seu profissional de saúde sobre como se sente. Pode ser desafiante falar e poderá ter receio de ficar sem opções de tratamento12, mas existem muitos tratamentos diferentes para a artrite psoriática e todos os dias são desenvolvidos novos tratamentos.113 Se o seu médico não souber como se sente realmente, poderá não lhe ser prescrito o tratamento mais adequado para si. Para mostrar ao seu médico como se sente no seu dia-a-dia, tente preencher a ferramenta de registo de progresso regularmente.
A artrite psoriática poderá afetar diferentes partes do corpo, quais são familiares para si?
Descubra quais são as opções possíveis.