É normal ter sentimentos de incerteza, solidão e/ou isolamento, ou sentir-se potencialmente frustrado ou até revoltado. Cada pessoa reage de maneira diferente ao diagnóstico e à aceitação da doença, e os sentimentos podem ir alternando ou mudando ao longo do tempo.
Estudos demonstram que muitos doentes com Hipertensão Pulmonar desenvolvem ansiedade e/ou depressão – o que pode ter um impacto considerável na sua qualidade de vida.2
Por isso, é realmente importante que cuide da sua saúde mental e que esta seja incluída na gestão das implicações do diagnóstico de Hipertensão Arterial Pulmonar.
Para o ajudar a focar-se na sua saúde mental, reunimos algumas sugestões:
Mantenha um diário e vá anotando como se sente a cada dia. Registe crises de ansiedade ou sentimentos de depressão, por exemplo, e observe o que acontece depois desses episódios. Fazê-lo pode ajudá-lo a identificar padrões. Por outro lado, pode ser útil quando precisar de descrever os seus sintomas ao seu médico.4
Lembre-se que o seu caso não é isolado e que existem muitas pessoas – com Hipertensão Arterial Pulmonar ou não – que precisam de ajuda na gestão da sua saúde mental. O importante é não descurar a sua saúde mental e torná-la uma prioridade na sua rotina diária, para alcançar os melhores resultados e sentir-se tão bem quanto possível.