Ao dedicarmos algum tempo a compreender melhor os diferentes tipos de depressão, incluindo a PDM, e ao encorajarmos as pessoas a procurarem apoio, podemos, em conjunto, ajudar a limitar a desinformação e os preconceitos, a romper o estigma e, por fim, a acabar com a depressão. Vamos trabalhar em conjunto para fazer a verdadeira diferença. Partilhe hoje o seu apoio, divulgando a informa ção o mais amplamente possível para iniciar essas conversas importantes.
Infelizmente, estas condições são tão comuns que é provável que conheça pessoas afetadas pela doença, ou até mesmo você possa estar a viver com depressão. Mesmo assim, ainda pode ser difícil por vezes compreender o impacto devastador que doenças como a depressão podem ter nas nossas vidas.
A Breaking Depression visa sensibilizar as pessoas para os desafios de viver com diferentes tipos de depressão, incluindo a Perturbação Depressiva Major (PDM). A Breaking Depression foi iniciada pela Janssen, com o apoio da Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks-Europe (GAMIAN-Europe).
A Janssen tem uma forte herança na ajuda à redução da carga, incapacidade e devastação causadas pelas perturbações da saúde mental e está empenhada em transformar as vidas dessas pessoas.
Desde cuidadores a profissionais de saúde e pessoas que vivem com depressão e PDM, queremos ter a certeza de que todos somos capazes de cuidar melhor de nós próprios e dos nossos entes queridos.
Ao alargar a nossa compreensão dos diferentes tipos de depressão, tais como a PDM, podemos todos trabalhar em conjunto para ajudar a terminar definitivamente com a depressão.
Kintsugi é a arte japonesa de reparar objetos partidos com verniz polvilhado ou misturado com ouro em pó.
Traduzindo por "carpintaria dourada", o kintsugi trata a fenda e a reparação como partes da história de um objeto, em vez de algo a esconder.
A Breaking Depression apresenta oito obras de arte kintsugi, inspiradas em histórias de pessoas que vivem com PDM. A reparação da cerâmica partida celebra as fissuras e imperfeições de cada objeto, refletindo ao mesmo tempo o complexo e moroso processo de reparação. Isto não só torna cada peça única, como também mostra que o objeto teve uma vida própria e uma história para contar.
Cada uma destas esculturas de cerâmica conta uma história visual, revelando que com tempo, carinho e paciência, as pessoas com PDM podem iniciar o processo de cura.
"Os sentimentos podem ser difíceis de descrever e a depressão é um sentimento com o qual as pessoas lutam. O ato de fazer, despedaçar e reparar segue uma jornada com depressão e é parte integrante da minha arte".
Billie Bond é uma escultora e conferencista premiada.
O seu trabalho centra-se em temas de identidade e numa obsessão pessoal de explorar a dualidade na revelação do oculto e na reparação do despedaçado.
Em 2009, Billie esculpiu a sua irmã no quarto pedestal vazio em Trafalgar Square, Londres, como parte do projeto de arte pública 'One & Other' de Anthony Gormley.
Billie ganhou o Pure Arts Sculpture Prize (Prémio de Escultura de Arte Pura) em 2013, com a peça vencedora exposta na Saatchi Gallery, em Londres. Foi também premiada com uma residência de investigação no Instituto Henry Moore, em Leeds, em 2016.
Para além de criar o seu próprio trabalho, Billie partilha as suas competências e experiências através de aulas e cursos individuais.
"Como artista e restauradora de cerâmica, sou capaz de usar kintsugi para criar uma imagem mostrando como os traços positivos de um processo de cura e uma luta contínua contra a depressão podem coexistir".
Johanna é uma artista conceptual e restauradora experiente de cerâmica. Nascida na Polónia, Johanna cresceu na Alemanha e mudou-se para o Reino Unido com vinte e poucos anos. A sua arte visa promover um diálogo entre a questão no cerne da obra, o seu contexto mais abrangente e o espetador.
A investigação é uma parte integrante da prática da Johanna. Informa tanto os materiais como os processos que utiliza e conduz a uma resposta visual que comunica a essência do tema e reflete sobre as questões que este encarna.
O trabalho da Johanna é frequentemente escultural e pode manifestar-se através de uma grande variedade de materiais, incluindo têxteis, barro e papel.
As histórias aqui apresentadas são inspiradas por pessoas e as suas jornadas com Perturbação Depressiva Major (PDM). Cada história deu origem a oito obras de arte, cada uma com uma vida própria. Mas todas elas revelam que com tempo, carinho e paciência, o processo de recuperação pode começar.
A perturbação depressiva major (PDM) é uma perturbação do humor associada a episódios depressivos tais como humor depressivo e/ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades.4,5
Os sintomas são definidos como durando pelo menos duas semanas, mas normalmente persistem por muito mais tempo - meses ou mesmo anos.6 Na Europa, há mais de 40 milhões de pessoas a viver com a PDM.1 Isto é quase o equivalente à população nacional de Espanha. A PDM é a principal causa de invalidez a nível mundial.7 Descubra mais sobre a depressão e a PDM descarregando a infografia. Ao alargar a nossa compreensão sobre estas condições, podemos todos trabalhar em conjunto para ajudar a romper definitivamente com a depressão.
A Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks-Europe (GAMIAN-Europe) é uma organização pan-europeia orientada para os doentes que representa os interesses das pessoas afetadas por doenças mentais e advoga pelos seus direitos.
Se estiver preocupado com a sua saúde mental, ou a de qualquer outra pessoa, visite GAMIAN-Europe para mais informações. Numa situação de emergência, procure ajuda imediatamente, ligando para os serviços de emergência ou para a sua linha local de apoio à saúde mental
A Federação Europeia de Associações de Famílias de Pessoas com Doenças Mentais (EUFAMI, European Federation of Associations of Families of People with Mental Illness) é uma organização europeia prestadora de cuidados, sem fins lucrativos, que representa as famílias de pessoas afetadas por doença mental, para que os seus direitos e interesses sejam reconhecidos e protegidos.
Se presta cuidados a uma pessoa com doença mental e gostaria de obter suporte adicional, poderá encontrar recursos no site da EUFAMI.
Federação Portuguesa das Associações de Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental
Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares
Sede Nacional da ADEB – Lisboa
Telefones: 218540740/4/5
Telemóveis: 968982150 / 924112344 / 966165743
Delegação da Região Norte – Porto
Telefone: 226066414
Telemóveis: 938576900 / 932713247
Delegação da Região Centro – Coimbra
Telefone: 239812574
Telemóveis: 968982117 / 925552578
Ligue-nos. Nós escutamos.
Diariamente das 15.30h às 00.30h
21 354 45 45
91 280 26 69
96 352 46 60